quarta-feira, 19 de junho de 2013

A BUSCA PELA EMPRESA AMBIDESTRA

O conceito de “empresa ambidestra” é recente e, apesar da expressão “difícil”, é de extrema relevância para o desenvolvimento de empresas competitivas. Em linhas gerais, empresas ambidestras são aquelas que conseguem, ao mesmo tempo, ser criativas e inovadoras, além de eficientes e precisas do ponto de vista dos processos estruturados.

Parece simples, mas não é. Um dos pressupostos de organizações com alto poder criativo e inovador reside num certo nível de caos e desorganização, já que este é um pré-requisito básico para a geração de ideias. Do outro lado, organizações que pretendem ser verdadeiramente eficientes precisam de processos formalmente estruturados, sistematizados e, geralmente, baseados em "melhores práticas". Assim, fica evidente o potencial conflito de filosofias e a dificuldade de conciliar estas duas características em um mesmo ambiente.

Grandes corporações têm investido milhões de reais em consultoria e aperfeiçoamento de processos com o intuito de se tornarem minimamente ambidestras. Já no ambiente de pequenas empresas, basta disposição. A concentração de funções em poucas pessoas, normalmente característica de pequenos negócios, torna mais fácil moldar o comportamento e as atitudes dos colaboradores para o estabelecimento de uma cultura que reflita de forma bastante efetiva essa ambidestralidade. Como no caso de políticas de qualidade, criar uma empresa ambidestra começa pela conquista dos corações e mentes das pessoas, a partir de práticas implantadas pela alta gerência. Em empresas com poucos colaboradores, este processo pode ser muito mais dinâmico e efetivo.


Esta busca pela empresa ambidestra se justifica pelo resultado obtido: organizações dinâmicas e altamente criativas e inovadoras, com capacidade de execução ímpar, assegurada por processos estáveis e bem estruturados. Em outras palavras, uma espécie de “santo graal” do mundo empresarial moderno cuja recompensa está em níveis de competitividade muito acima da média dos competidores.

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